Infográfico do Jornal Gazeta do Povo. |
Mas a obra em si não visa resolver somente esse problema que atravanca o desenvolvimento turístico da região. O projeto é antes de tudo para atender um futuro terminal marítimo de cargas privado. Daí que surgem as polêmicas, pois haverá forte impacto ambiental para a Mata Atlântica e para o ar. Isso sem falar na já castigada Baía de Paranaguá.
Também há questões políticas envolvidas, pois seria uma maneira de esvaziar o porto público de Paranaguá, através da contratação de mão de abra mais barata e precarização das relações de trabalho fora dos domínios da APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina).
Vale lembrar que, do jeito que está planejada, a rodovia não resolve os gargalos de congestionamento do litoral. Somente a duplicação da PR 407, da PR 412 como um todo, e a construção de uma ponte na Baía de Guaratuba podem resolver a questão. Mas o governador Beto Richa (PSDB) não parece interessado em alavancar o turismo no litoral.
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