quarta-feira, 12 de abril de 2017
Atelier Manipular abre nova turma para oficina de Teatro de Bonecos em Paranaguá
O Atelier Manipular está abrindo uma nova turma para aprendizes em teatro de bonecos. As aulas são gratuitas e serão ofertadas na Casa da Cultura Brasílio Itiberê às quartas, sextas e sábados à tarde. Para participar, é preciso ter mais de 14 anos de idade. Neste reinício, será formada uma turma com até 20 aprendizes.
Este será o terceiro ano consecutivo de vigência do projeto Manipular, que já rendeu bons frutos como a peça Gaiolas, escrita por Rogério Soares, baseada em um poema de Mario Quintana e encenada pelos instrutores e aprendizes do projeto.
A peça Gaiolas participou do 20º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos em Curitiba; do I Festival de Teatro de Bonecos de Curitiba; Festival de Teatro de Curitiba; IV Festival de Teatro de Pontal do Paraná (premiado como melhor espetáculo de bonecos); e do VII FESTPAR – Festival de Teatro de Paranaguá (premiado como o 3º melhor espetáculo e melhor figurino).
Além de peças para apresentação em palco, o grupo trabalha com marionetes, teatro de lambe-lambe (em pequenas caixas), bonecos de luva e também desenvolve performances e espetáculos individuais para apresentações de rua, em praças, feiras, etc.
O projeto Manipular é uma inciativa da Companhia de Teatro de Bonecos La Polilla, dos bonequeiros Lili Sarraff e Ruddy Castillo Rojas e também conta com a colaboração do ator e diretor de teatro Rogério Soares.
Nas oficinas, os participantes aprendem a construir e a manipular os bonecos teatrais, participando de todo processo criativo das cenas e da montagem das peças e performances definidas pelo grupo. Para este ano, os bonequeiros pretendem explorar a temática local, abordando a cultura caiçara. Mas a peça a ser montada e encenada será definido no coletivo de oficineiros e aprendizes.
Para Lili Sarraff, bonequeira e instrutora no projeto Manipular, muitas vezes o teatro de bonecos não recebe a importância e a atenção que merece. “As pessoas tendem e olhar para o teatro de bonecos como uma expressão menor, ou somente infantil do teatro, mas quem para e assiste a uma peça bem montada, bem encenada, percebe que não é assim. Uma peça de teatro de bonecos pode ter a mesma complexidade e riqueza do teatro só com atores, mas com outros recursos.” Afirmou.
Segundo ela, no teatro de bonecos a expressividade e os recursos cênicos são desenvolvidos desde a montagem dos bonecos. “O ator que manipula o boneco não é só um ator que interpreta, ele precisa entender como funciona a plasticidade da forma animada, as suas limitações. Então, temos que buscar desde a confecção do boneco a melhor forma de resolver barreiras cênicas. Por isso desenvolvemos diversas técnicas de construção e criação de bonecos”, completou Lili.
O primeiro encontro será no dia 19 de abril, quarta-feira, às 16 horas, na Casa Monsenhor Celso. As inscrições serão realizadas no local. Endereço: Rua Conselheiro Sinimbú, 23, Centro Histórico, Paranaguá.
Informações: 41 98448 3020 ou atelier.manipular@gmail.com
Projeto Manipular no Facebook
Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná
Assessoria de Comunicação: Balanço da Canoa – www.balancodacanoa.com.br
Ivan Ivanovick – 41 98499 3004 – ivan.ivanovick@gamil.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário