segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Lixo no Itiberê

Imaginem se o Itiberê e a Baía de Paranaguá fossem limpos de verdade...





Texto publicado na Coluna Balanço da Canoa no JB Litoral de 28/01/19.

Participei do Festival Remada, nos dias 19 e 20 de janeiro, no Rio Itiberê em Paranaguá. Foi um evento bacana, muito prestigiado e com excelente organização. Na manhã de sábado, houve um mutirão de limpeza no Itiberê. Muito lixo foi coletado pelos participantes de caiaque ou SUP.

No dia seguinte, juntamos cinco amigos e fomos remando em caiaques desde o mesmo lugar no Itiberê até o Mar de Lá, que é no Rio dos Correias, na Ilha dos Valadares. O lixo todo tinha voltado. Foi muito triste. Encontramos até um capacete de moto boiando nas águas da Baía. Eu juntei um pacote enorme cheio de isopor.

O pior é que o lixo é quase todo plástico, que leva séculos para se decompor na natureza e que causa morte de muitos animais marinhos. Justamente por isto, as embalagens descartáveis estão sendo proibidas em muitos países. Canudos plásticos também já são proibidos em cidades como o Rio de Janeiro. Mas ainda é muito pouco. A legislação e a educação ambiental precisam avançar. Vivemos num lugar bonito demais para ser destruído de uma forma tão besta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário